A adoção de medidas tecnológicas que promovam mais sustentabilidade, rentabilidade e produtividade para o setor rural, tem destacado a utilização de energia solar fotovoltaica no agronegócio.

Antes de mais nada, é possível destacar a preocupação, cada vez mais recorrente, da população com o meio ambiente. A energia solar é uma importante alternativa renovável e consciente para o consumo de energia elétrica no mundo e vem recebendo um olhar especial no Brasil.

Na zona rural, existem algumas possibilidades vantajosas para a usabilidade de energia solar fotovoltaica. São elas:

Residencial: com os painéis solares instalados nos telhados das residências, é possível fazer a captação da irradiação solar, gerando energia para abastecer o uso de lâmpadas, chuveiro, geladeiras, televisores, ventiladores e demais equipamentos da casa.

Bombeamento de água: a utilização de bombas de água elétrica para captação de água, aplicada na irrigação de plantações e hidratação de animais são necessidades diárias no setor rural. É possível fazer esse bombeamento da água para o abastecimento no campo a partir da energia solar.

Dessalinização: o processo de separação dos sais presentes na água feito através da captação de irradiação solar, barateia o procedimento e torna o mais acessível para a propriedade rural.

Cercas eletrificadas: a implantação de cercas elétricas para proteger as criações e promover mais segurança à propriedade é bastante comum. A energia solar fotovoltaica pode também ser aplicada para esse serviço.

Benefícios da instalação do sistema solar para o agricultor

Uma das maiores dificuldades para o setor rural para comprar energia elétrica é encontrar um abastecimento que suporte as necessidades no campo. Nos meios convencionais, a propriedade necessita de ligação direta com a rede elétrica para obter o fornecimento de energia.

Com a energia solar fotovoltaica, a energia é produzida pelo próprio agricultor através das placas que captam a irradiação solar. Por haver um alto consumo energético no meio rural, o agricultor acaba por economizar significativamente na conta de luz, após o investimento de instalação.

Outra vantagem significativa para quem utiliza a energia vinda do sol, é o comprometimento com o meio ambiente, que naturalmente emite irradiação, gerando eletricidade.